Reiki no "Caminho da Auto-realização"

03-07-2019

Por vezes há situações na vida em que os pensamentos nos atormentam, os quais aliados à exaustão desvastadora do nosso corpo, nos limitam não só na realização das simples tarefas diárias, mas também na concretização de um plano de vida.

A mente é uma ferramenta para ser usada quando assim nos aprouver mas, no momento em que não necessitamos dela, é essencial a capacidade de colocá-la em modo "pause", caso contrário pode-nos levar ao desânimo, ao desgaste da autocrítica constante e avassaladora.

Porque por vezes é insuficiente alimentar, descansar, dormir, fazer exercício quando momentos diários de serenidade não existem. Nesta sociedade, sempre em ritmo acelerado, onde nunca param os estímulos constantes, momentos de paz são essenciais no nosso dia a dia tendo um poder revitalizador sem precedentes.

Como o Reiki pode ajudar? 

O Reiki, é uma terapia complementar integrativa praticada em Hospitais de todo o Mundo, inclusivé em Portugal. É utilizada para restabelecer o equilíbrio energético e emocional do nosso organismo proporcionando-nos bem-estar e equilíbrio. No processo normal de combate à doença ou ferimentos, o corpo utiliza a energia vital para se reconstituir. Num estado debilitado acontece a redução, o bloqueio na circulação dessa energia, o corpo começa a enfraquecer, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas, mentais ou emocionais como a depressão e ansiedade.

A palavra japonesa Reiki significa "energia vital" e o intuito desta terapia é promover a manutenção da energia vital do nosso corpo, prevenindo o seu desequilíbrio, promovendo a manutenção e reestabelecimento da Saúde sem contra-indicações nem efeitos secundários.

O Reiki é uma técnica muitos simples, após a realização do curso de iniciação e preparado o espaço de cura de acordo com o sistema de Reiki que escolher, é apenas necessário a colocação das mãos no chakras do corpo onde necessita de maior cuidado. Desta forma é uma técnica prática, ao alcance de todos, podendo praticá-la em si mesmo ou nos outros, proporcionando paz, bem-estar e equilíbrio.

Aliado a momentos de relaxamento da mente e do corpo, o Reiki pode ser utilizado como uma âncora para promover esse estado de relaxamento, facilitando uma maior duração da sessão de meditação. Por vezes, subtilmente, em algumas pessoas acontece o primeiro contacto com uma prática de meditação através da sessão de Reiki, onde os pensamentos subtilmente são colocados de lado, e o foco no relaxamento do corpo permite a manutenção desse estado por um tempo mais prolongado.


No momento em que pratico auto-Reiki promovo momentos de qualidade de vida preciosos. Momentos de serenidade, onde me permito conhecer, pois na serenidade não há lugar para a dúvida e, nesse estado, a Alma tem lugar para se expressar.

Ao serenar e relaxar o nosso corpo estão reunidas todas as condições necessárias para se aperceber quais os ambientes, pessoas, situações que produzem efeitos benéficos em si e que vão de encontro à sua natureza, forma de estar na vida, essência, assim como fica mais claro tudo aquilo que não faz mais sentido.

Dessa forma, estando a pessoa consciente ou não de uma forma muito subtil, facilita-se o despertar para todas aquelas situações que já não o servem e desperta-se para novos interesses e possibilidades de novas experiências. Esta alteração de estado de alma que se vai instalando, a seu devido tempo, vai ajudar inequivocamente a um estado de responsabilização pessoal, promovendo um papel activo na procura da nossa auto-realização, felicidade e prosperidade.

Para concluir, o Reiki quando praticado diariamente e aliado a bons hábitos alimentares, exercício e descanso, é uma forma eficaz de manter o nível basal energético do nosso corpo de forma a sentirmos mais capazes de aplicar as nossas capacidades para organizar e executar as tarefas do nosso dia-a-dia.

Nesse sentido, o Reiki pode e deve ser usado como uma ferramenta para procurar a prosperidade na nossa vida, pois facilita a percepção daquilo que é benéfico e do que não é, ou seja, é um promotor de maior consciência individual através do sentir e não através do pensamento bem como os efeitos inequívocos de prevenção e manutenção da sua Saúde.

By Raquel Cardoso

Terapeuta e Professora Mestre de Reiki Angélico®

Informação sobre próximos cursos:

Informações sobre o Reiki Angélico: